Pular para o conteúdo principal

Quadrinhopédia: A SOMBRA DA MÔNICA

POR FABIANO CALDEIRA/ ESPECIAL PARA O QUADRINHADA

A Coleção Histórica da Turma da Mônica é o que de melhor termos em questão de histórias produtivas ao nosso lazer; isso deve-se ao fato de que somos marmanjos com bastante idade e essas tramas, ainda que em seu universo ingênuo de crianças, possuem uma certa genialidade.

Em "A SOMBRA", Mônica conversa com Magali sobre não conseguir brincar de fazer figuras com a sua sombra. A sombra, longe do alcance das duas, então se irrita porque se sentiu desqualificada e resolve ir passear por aí pra "tomar um ar". 

No decorrer da trama, ela vai encontrando com os personagens da turma e eles chegam a pensar mesmo que trata-se da Mônica. Foi engraçada a felicidade do Cascão que pensou que ela tivesse aderido à sujeira simplesmente porque ela estava toda negra. 

Quando o mal entendido é desfeito, a rapaziada começam a pensar que a tal menina misteriosa deve ser alguém igual à Mônica e, com isso, procuram confrontar as duas. Acontece que a sombra dá uma surra na Mônica e, de repente, todo mundo fica com dozinha dela. 

A sombra é abandonada. De um instante em que esteve rodeada de amigos, repentinamente viu-se solitária e deslocada naquele mundo. Restava-lhe procurar abrigo da única forma que lhe convinha, como a sombra da Mônica. O final é engraçado, pois, mesmo sem saber, Mônica dá o troco à sombra na questão da surra.

Esta revista é a "Mônica 37", que também traz uma teoria bastante fantasiosa sobre os primórdios do chapéu em uma situação envolvendo diretamente o Horácio. Uma nave extraterrestre pousa na cabeça do pequeno dinossauro. convictos de que ele é uma espécie inofensiva, resolvem ficar por ali, espiando toda aquela atmosfera terrestre para, dentro em pouco, colocarem em prática o plano de invasão à Terra. Quando eles iam começar a fazer isso, avistam uma porção de seres os quais eles denominam inimigos e, diante da coletividade, acabam chegando à conclusão de que melhor seria abortar a invasão e deixarem o planeta o quanto antes. Ainda bem que eles não "pagaram pra ver", pois os tais ditos inimigos nada mais eram do que objetos inanimados que estava enfeitando as cabeças dos amigos de Horácio como se fossem chapéis.

Acho que essa HQ é uma daquelas piadinhas que os artistas, de vez em quando, pensam em fazer apenas para eles mesmos sentirem mais prazer na produção, pois nota-se que a nave foi criada assim mesmo, como um chapéu, e que todo mundo via o Horácio passar com aquele suposto chapéu. Uma fantasia bem brincalhona. Suponho que devem ter sido mais divertido para eles (os artistas) do que para o leitor.






Comentários

  1. As duas HQs sao muito boas, o soco q a sombra dá na Monica é muito legal, com essas estrelas aparecendo e a Monica voando,e essas do Horacio sao sempre um show.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Quadrinhada não se responsabiliza pelos comentários aqui publicados. Qualquer informação expressa é de total responsabilidade do autor. Comentários com palavrões serão excluídos.

em alta na semana

As 100 edições do Chico Bento na Panini

Super Checklist #1: as novas edições número 1

Gibiteca nº2- [Série Anos 90- Parte 2] Almanaque da Mônica nº 80

As 100 edições da Magali na Panini

Capa TMJ #100