Pular para o conteúdo principal

[ESPECIAL] O que mudou por dentro dos gibis da TM?

A partir desta terça-feira (12/05), começaram a chegar nas bancas de SP/Capital as novas números 1 da TM na Panini. A expectativa é que elas cheguem amanhã nas grandes capitais e no interior de SP.

Cheias de novidades, os gibis chegam as bancas com grande expectativa pelos leitores. E, pra adiantar, o Quadrinhada traz um especial sobre como os gibis estão por dentro (e por fora), com várias imagens.

As novas números 1
A começar na lombada do gibi da Mônica: agora traz o logotipo da revista junto com o número da edição, em novas fontes de texto. 


Na contra-capa, há um 'editorial', chamado carinhosamente de Carta da Redação. Nele, explicam o porque das mudanças. 


Uma novidade: o código QR. Com ele, você pode baixar a Caixa de Quadrinhos e ler as primeiras histórias dos 6 personagens principais da MSP. Há também uma HQ da Marina em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Por dentro, uma ótima notícia. Agora as histórias passarão a creditar seus autores - roteirista, desenhista e arte-finalista. Em Maio, apenas as histórias de abertura de Mônica, Cebolinha e Magali estão creditadas. Acredito que seja porque existiam HQs que já estavam prontas antes das mudanças. Mas, em breve, todas as histórias devem estar creditadas.


Nos passatempos e correios, mais uma mudança. Agora os passatempos tem cor no fundo. Nos correios, houve uma reformulação gráfica que permite publicar mais de 15 fotos no gibi da Mônica, por exemplo, e 8 nos convencionais.




Por fim, na tirinha de última página. Agora, ela ocupa o tamanho da página inteira, e não fica mais embaixo do nome do personagem, como sempre foi. O logotipo do personagem foi transferido pro topo direito da página, com todo o expediente e outras informações embaixo.


Nas HQs, tudo leva a crer que houve uma grande mudança mesmo. Personagens secundários que raramente apareciam nas HQs voltaram com tudo em Maio. Só esse mês, são duas histórias da Turma da Tina.

Particularmente, tudo mudou pra melhor. Em breve, o Quadrinhada trará uma análise mais profunda das revistas.


MATÉRIA: Matheus Fernandes
IMAGENS CEDIDAS POR Eder Paulo Silva e Turma da Mônica Jovem Brasil.

Comentários

  1. Gostei muito dessa lombada da Mônica! Essas edições estão parecendo que vão valer a pena comprar.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito bom o novo designer das revistas, elas ficaram mais chiques e bonitas kkkk, porem eu espero que a qualidade das histórias também passe a melhorar junto com as revistas.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Agora eu to ainda mais ansioso pra comprar. Nossa, essa lombada do gibi da Mônica tá muito bonita. Os correios e passatempos eu nem ligo tanto porque sempre pulo, eu lia quando se preocupavam mais em mandar textos, mas de uns tempos pra cá virou album de fotos. Ah, e essa tirinha do Cebolinha no final foi muito boa, rs.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lombada foi a melhor alteração em aparência. Eu tbm nem ligo pra coisas que nn sejam HQs.
      A tirinha do Chico também está ótima.
      Abraços.

      Excluir
  4. Não importa o layout mais bonito nos passatempos, nas cartas e detalhes nas capas se o conteúdo e qualidade das hqs for a mesma coisa. Não gostei das tirinhas sem logotipo em cima. Vamos aguardar, já q aqui ainda não chegaram.

    Só uma dúvida, esses exemplares da postagem são seus? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu gostei das alterações.
      Nenhuma das fotos é com os meus exemplares. Nn comprei ainda. Essas imagens me mandaram pelo WhatsApp.
      Abraços.

      Excluir
  5. A única coisa que realmente me desapontou foi a sessão de correios (que não tem mais carta nenhuma há tempos). Ao invés de consertar, pioraram. Esse formato "mural de fotos" é horrível.

    Acredito que não coloquem mais textos em razão das costumeiras sugestões de histórias, que podiam trazer problemas pro estúdio. Mas isso não significa que precisavam tirar todos os tipos de mensagens, sem ser as legendas de elogios das fotos. Sem contar que, até visualmente, esse novo formato da sessão ficou feio. Uma poluição visual completa.

    Quanto às histórias, li apenas Mônica 1 e vale a pena. Todas as histórias da edição estão boas, embora apenas a primeira esteja creditada (espero que a transição não demore). E, pelo visto, acabaram-se as tirinhas espremidas na página final com textos minúsculos, quase ilegíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse aí em cima, nn ligo pra sessão de cartas e passatempos, então nn vou comentar nada.

      Nas HQs, realmente houve uma baita mudança em qualidade. Monica 1 parece ser a melhor, mas ainda nn li nenhuma. Nn chegaram aqui.

      Essas tirinhas ficaram esquisitas desse jeito, mas bem organizado.
      Abraços.

      Excluir
  6. Oi Matheus, outra ótima matéria, gostei. Sobre as revistas de nº 1, eu peguei as minhas hoje de manhã (quarta-feira 13.05.2015), e já li a Mônica. Eu leio sempre nessa ordem: Mônica, Cebolinha, Cascão, Chico Bento e Magali. Para eu sair dessa sequência, e ler outra primeiro, só se tiver alguma coisa nas capas que me atraiam demais.
    Bem, o fato é que por enquanto eu só li a da Mônica nº 1, e vou te dizer: gostei do que vi, as mudanças são para melhor (no geral). Gostei demais do roteiro da primeira hq, a de abertura, como costumamos dizer. Gostei de colocarem os nomes de quem fez o roteiro, dos desenhos, da arte final. Gostei das piadas dentro da hq, da trama em si, da aventura que os personagens viveram.

    As demais hqs desta Mônica nº 1, também são boas, mas, acredito que já estavam em "estoque" na MSP, não tem a mesma "pegada" da hq de início.

    É isso... boa sorte à turminha, tomara que as mudanças continuem acontecendo aos poucos, e que a cada edição a gente tenha alguma surpresa boa. Como ponto negativo, só não gostei da seção de cartas, acho que deveria ser uma página para passatempo e outra para cartinhas, só isso. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo. Fico feliz que gostou da matéria. Comprei as minhas hoje, mas ainda nn li. Nn tenho ordem, leio pelo que mais interessa.

      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

O Quadrinhada não se responsabiliza pelos comentários aqui publicados. Qualquer informação expressa é de total responsabilidade do autor. Comentários com palavrões serão excluídos.

em alta na semana

As 100 edições do Chico Bento na Panini

Super Checklist #1: as novas edições número 1

Checklist Turma da Mônica - Março/2018

Gibiteca nº2- [Série Anos 90- Parte 2] Almanaque da Mônica nº 80

MSP TÁ DE BRINCADEIRA: Jeremias é mais uma vítima do descaso