Desde janeiro de 2007, os gibis da Turma vem sendo publicados pela editora italiana Panini. O contrato vai até 2020, por enquanto. É uma parceria boa, porque se olharmos em qualidade de impressão, a Panini é a melhor das editoras que já publicaram as revistas da TM.
Nesta série do Quadrinhada, abordaremos as 100 edições de cada um dos personagens.
Mônica - A PRIMEIRA EDIÇÃO
Mônica - A PRIMEIRA EDIÇÃO
Frontispício anunciando a mudança de editora |
Como foi a primeira edição: a revista da Monica de número 1 na Panini foi publicada em janeiro de 2007, com 84 páginas e por R$3,90. Todas as revistas de nº1 tinham o selo "Edição de lançamento", além de um frontispício sobre a mudança de editora. A capa da revista tem Monica e Cebolinha brincando, além do Bidu observando.
A revista traz as seguintes histórias:
- Lei de Murphy (18 páginas)
- Na praia (3 páginas)
- Monicão e o ciumão (9 páginas)
- Coleções (6 páginas)
- Tirando fotos (3 páginas)
- História sem título da Monica (2 páginas)
- Tudo?! Ou nada?! (4 páginas)
- Cuidado (3 páginas)
- História de uma página do Penadinho
- Além do olhar (6 páginas)
- História de uma página da Monica
- Assuntos secretos (12 páginas)
A primeira história da Monica na Panini, "Lei de Murphy" |
A maior participação desta revista é, obviamente, a Monica, com 6 histórias (Lei de Murphy; Na praia; Monicão e o ciumão; Coleções; Tirinha de duas páginas; Tirinha de uma página), seguida por Marina (Tirando fotos), Horácio (Tudo?! Ou nada?!), Bidu (Cuidado), Penadinho (história de uma página), Turma da Mata (Além do olhar) e Tina (Assuntos Secretos), cada um com uma história.
"Tudo?! Ou nada?!" |
História da Tina, "Assuntos Secretos" |
Histórias memoráveis na Panini
- MN 01 (jan/07) - Lei de Murphy - a primeira história na Panini
- MN 03 (mar/07) - Aniversário na Escola - esse gibi marca a estreia da Turma na escola, juntamente com o aniversário da Monica
- MN 08 (ago/07) - Lendas da Jumenta Voadora - estreia da personagem Jumenta Voadora nos gibis, sendo usada posteriormente em várias outras edições
- MN 18 (jun/08) - Tikara e Keika chegam ao Limoeiro - no ano do centenário da imigração japonesa, a MSP introduziu os dois personagens japoneses nos gibis. Eles foram usados poucas vezes.
- MN 29 (mai/09) - Barraco entre vizinhos - continuação da história "Barraco Entre Famílias", de Cebolinha 211, de janeiro de 2004
- MN 49 (jan/11) - A volta da boneca tenebrosa - 'desaparecida' desde Magali 307 (mar/01), a bonce tenebrosa volta ao bairro do Limoeiro, desta vez, num gibi da Monica
- MN 50 (fev/11) - O mistério cinquentão - história sobre a 50ª edição do gibi na Panini
- MN 54 (jun/11) - As 500 edições da Mônica - o gibi da dentuça completa 500 edições desde que teve sua primeira edição publicada, em 1970. As duas histórias do gibi foram alusivas as 500 edições, sendo considerada a melhor edição da Monica na Panini
- MN 68 (ago/12) - Cada um na sua história - história que faz alusão ao jogo Super Mario
- MN 75 (mar/13) - 7 coisas para se fazer antes dos 7 - essa revista teve 108 páginas, e contou com a republicação da primeira história da Monica desde que ela ganhou uma revista. Também teve capa metalizada.
- MN 81 (set/13) - A origem do coelho amarelo - uma revista especial, com 108 páginas, teve uma HQ sobre a origem do coelho amarelo, a antiga cor do coelho da Monica
- MN 82 (out/13) - Estrelas do Limoeiro - estreia de Claudia Leite como personagem
- MN 85 (jan/14) - O gnomo do coelhinho - HQ sobre o gnomo do coelhinho, personagem do começo das revistas da Monica
- MN 94 (out/14) - A festa do dia da jumenta voadora - marca a volta da jumenta voadora, desta vez em uma festa
- MN 98 (fev/15) - O mistério da piramide - estreia do Faraó Faraofa nas HQs
Mônica - A CENTÉSIMA EDIÇÃO
Muita coisa mudou nos últimos 8 anos nas revistas: em 2007, a partir da terceira edição, os gibis passaram a trazer referência a história de abertura, como acontece até hoje. Em 2011, começaram a incluir traços digitalizados. Em 2013, entraram, pouco a pouco, as letras digitalizadas, assim como a maioria das revistas se tornaram digitalizadas, inclusive os desenhos. Na centésima edição da revista da Mônica, a capa fez alusão a história de abertura. Está nas bancas por R$4,90. Por dentro, temos as seguintes histórias:
- Mônica 100 (32 páginas)
- Pensamentos (1 página)
- Um pouquinho dali... um pouquinho daqui (2 páginas)
- Nas ondas da TV (10 páginas)
- Pedalando (5 páginas)
- Supercraque (6 páginas)
- Quem fez isso? (4 páginas)
- O caso do sumiço do coelho de pelúcia (9 páginas)
São 5 histórias da Mônica (Mônica 100; Pensamentos; Pedalando; Quem fez isso?; O caso do sumiço do coelho de pelúcia), uma do Astronauta (Nas ondas da TV), uma da Marina (Supercraque) e uma do Penadinho (Um pouquinho dali... um pouquinho daqui).
Essa edição não chega a ser ruim, mas não dá pra comparar com as primeiras edições da Panini, em que as histórias eram muito bem selecionadas, desenhadas e com ótimos roteiros. Hoje em dia, quando não é um roteiro ruim, é os desenhos, e vice-versa. Se bem que na maioria das vezes tanto o roteiro como os desenhos são ruins.
Espero que o número 100 traga um renovo na MSP. Tomara que, nas edições 101, possamos nos deparar com ótimos desenhos, sem tanta coisa digital. Vamos torcer para uma virada na MSP!!
e aind tem gente que fala que na panini não tem historias memoraveis
ResponderExcluirVerdade!
Excluir