Desde janeiro de 2007, os gibis da Turma vem sendo publicados pela editora italiana Panini. O contrato vai até 2020, por enquanto. É uma parceria boa, porque se olharmos em qualidade de impressão, a Panini é a melhor das editoras que já publicaram as revistas da TM.
Nesta série do Quadrinhada, abordaremos as 100 edições de cada um dos personagens.
CASCÃO - A PRIMEIRA EDIÇÃO
CASCÃO - A PRIMEIRA EDIÇÃO
![]() |
Frontispício anunciando a mudança de editora |
Como foi a primeira edição: a revista do Cascão de número 1 na Panini foi publicada em janeiro de 2007, com 68 páginas e por R$2,90. Todas as revistas de nº1 tinham o selo "Edição de lançamento", além de um frontispício sobre a mudança de editora. A capa tem Cascão montado em cima do seu porquinho, o Chovinista. A revista contém as seguintes histórias:
São 6 histórias, sendo duas do Cascão (A grama do vizinho; Pega o livro com o papai), uma da Turma (tirinha de duas páginas), uma da Dona Morte (Uau! É a Dona Morte com um novo visual!), uma do Bidu (Médico canino) e uma do Chovinista (Porcus, o leitão mais brabo da rua).
Histórias memoráveis na Panini
- A grama do vizinho (18 páginas)
- Médico canino (7 páginas)
- Pega o livro com o papai (7 páginas)
- Uau! É a Dona Morte com um novo visual! (12 páginas)
- Tirinha de duas páginas da Turma
- Porcus, o leitão mais brabo da rua (10 páginas)
São 6 histórias, sendo duas do Cascão (A grama do vizinho; Pega o livro com o papai), uma da Turma (tirinha de duas páginas), uma da Dona Morte (Uau! É a Dona Morte com um novo visual!), uma do Bidu (Médico canino) e uma do Chovinista (Porcus, o leitão mais brabo da rua).
- CC 01 (jan/01) - A grama do vizinho - primeira história do Cascão na Panini
- CC 08 (ago/07) - É muita sujeira! - estreia das personagens La e Lu, sobrinhas de Clotilde e Cremilda
CASCÃO - A CENTÉSIMA EDIÇÃO

Muita coisa mudou nos últimos 8 anos nas revistas: em 2007, a partir da terceira edição, os gibis passaram a trazer referência a história de abertura, como acontece até hoje. Em 2011, começaram a incluir traços digitalizados. Em 2013, entraram, pouco a pouco, as letras digitalizadas, assim como a maioria das revistas se tornaram digitalizadas, inclusive os desenhos. Na centésima edição da revista do Cascão, a capa fez alusão a história de abertura. Está nas bancas por R$3,90. Por dentro, temos as seguintes histórias:
- O nº100 e a infalível S.U.J.O.C.A (23 páginas)
- Presente de grego (7 páginas)
- Eco (1 página)
- Frank, o cabeleireiro (8 páginas)
- Caixa na cabeça (6 páginas)
- Oásis (1 página)
- Os perigos de um dia de faxina (11 páginas)
Dentre as 7 histórias presentes na revista, cinco são do Cascão (O nº 100 e a infalível S.U.J.O.C.A.; Presente de grego; Caixa na cabeça; Oásis; Os perigos de um dia de faxina), uma da Turma do Penadinho (Frank, o cabeleireiro) e uma do Bidu (Eco).
Das nº 100, a do Cascão foi totalmente digital, inclusive a história de abertura. Mas não deixa de ser uma boa leitura.
Olá Fabiano, dessas que vc citou só li O anel da discórdia, mas essa parte de histórias memoráveis é mais para estreias de personagens.
ResponderExcluirVou acompanhar. Abraços.
ResponderExcluirBem legal essa capa do Cascão número um. E no Cascão número cem pelo que estou vendo não aparece à barba do Capitão Feio na primeira página, o que deixou ele um pouco diferente. Ele aparece assim na história toda ou só na primeira página?
ResponderExcluirAbçs.
Oi Rafael, é bem legal as capas, tanto da 1 como da 100.
ExcluirSobre o Cap. Feio, a partir da segunda página, ele começou a ter uns 'fiapos', mas em nenhum momento aquela barba tradicional.
abraços.