Pular para o conteúdo principal

Coleção Histórica Turma da Mônica 18 (Parte 1 de 2)

A fase mais criativa e descompromissada de Mauricio de Sousa está nesses exemplares da Coleção Histórica. De imediato, Mônica 18 já traz bastante diversão: a história que abre - "A VOZ" - é intrigante e termina sem apresentar uma real solução para um problema enfrentado pela Mônica, mas aí está a graça da coisa toda. Mônica começa a se ver doida quando uma voz diz coisas às pessoas que ela não falaria. Não chega a ser uma coisa engraçada, mas é interessante e  prende a atenção. 

POR FABIANO CALDEIRA- RIBEIRÃO PRETO-SP



Horácio e Tina dão o ar da graça - Tina, mais uma vez, com seu irmão atualmente desaparecido. "BIDU NA SUBIDA DO MORRO" apresenta duas páginas tais, no final das contas, fazem a gente pensar um pouco.



Uma história realmente divertida é "RETRATO FALADO". Bem simples e curta, porém, garante uma boa gargalhada. Mônica faz um desenho de Cebolinha e ele começa a falar. A situação é mostrada claramente que não é bem assim, mas, o tempo todo, Mônica não se dá conta do que realmente estava acontecendo. 

Mônica, Cascão e o "RETRATO FALADO". 
Nossa! E agora?
O que segue são mais tramas interessantes: 

Astronauta é "O DEUS SOL".

"O DEUS SOL" é uma trama do Astronauta onde ele é considerado uma espécie de Deus a uma civilização alternativa de um planeta bem parecido com a Terra, só que muito gelado. O desfecho dela não é nada correto e fico pensando que hoje em dia, talvez, esse final seria mudado, pois (lá vem "SPOILER!") o Astronauta simplesmente vai embora tapeando todo mundo.


"O MENESTREL": nenhum personagem conhecido,
muita genialidade envolvida - uma obra-prima.

"O MENESTREL" é uma obra-prima que não apresenta nenhum personagem já conhecido. Trata-se de algo a parte. A trama é ambientada dentro de um formigueiro onde um estranho lá chega e não quer saber de trabalhar da mesma forma como todos. Como ele ganha as graças da rainha, acaba se ocupando como seu menestrel (músico ou poeta ambulante, descompromissado, também chamado, em algumas localidades, de "trovador") e um comandante dos operários acaba não gostando nada dessa história.


 Mônica 18 é realmente um volume muito interessante: boas histórias, boas reflexões.





Cebolinha é "O SANFONEIRO".

Cebolinha 18 também traz uma HQ atípica logo na abertura: "O SANFONEIRO" é uma das poucas tramas onde os personagens mudam de roupa. Vestidos a caráter, a turminha vai a uma festa junina. Chegando lá, o sanfoneiro não aparece para animar o pessoal. Cascão, tendo a informação de que Cebolinha "arranha" algo na sanfona, resolve projetá-lo à multidão como um grande artista. O meio dessa situação toda é recheado de piadinhas que, juntas, formam esse excelente trabalho. 



Piteco vem logo depois, apresentando-nos um pensamento leve a respeito do casamento. 



Em seguida, uma história muito louca é contada em "MIAU?". Isto porque Cebolinha arruma um pintinho (é uma ave, pessoal!) e este mia. Tudo é muito confuso e doido... e eu ri (há uma boa mensagem embutida nesse contexto, só quem está realmente atento irá perceber). 



Também gostei da HQ de Rolo e Tina. Reflexão pura sobre o respeito animal já naqueles tempos, hein!? Muito bem!


Maria Cascuda é "O GRANDE AMOR DO CASCÃO".

"O GRANDE AMOR DO CASCÃO" - outro show que valoriza demais esta edição e merecia ter sido republicada antes e, ao que eu saiba, não foi. Trata-se da estreia de Maria Cascuda - a namorada do Cascão. A princípio, ela também aparece toda sujinha e com um visual supostamente desleixado. Com o tempo, Maria Cascuda passa a aparecer também limpinha e vemos que o cabelo bagunçado era, na verdade, sua natureza mesmo. Era bastante comum encontrar nas HQs antigas do Mauricio um certo apelo embutido à sociedade, à política e ao meio ambiente. Muitas vezes, esse apelo era tão embutido que dificilmente percebia-se. Mas é só ler a trama com um pouco mais de atenção que somos capazes de encontrar tais pérolas ali, mais ou menos escondidas. Particularidades de uma época de censuras. (até parece que hoje não tem, né?)





Ainda há mais diversão com "MÔNICA CARECA" e "A RIFA"; e um banho misterioso do Astronauta em um rio ou lago onde coisas inexplicáveis acontecem. A edição termina com "O DUELO": uma brincadeira com armas no melhor estilo bandido e mocinho tal qual nunca mais veremos hoje em dia. Sabe como é: o governo precisa de crianças anencéfalas, incapazes de aprender a distinguir o bem do mal em suas brincadeiras, assim podem roubar mais do povo através das próximas gerações que estarão perdidas, pois, penso eu, que a noção entre bom e ruim está cada vez mais dissipada na criação dessa molecada. Voltando à história, ela mostra Cebolinha e Cascão brincando de bangue-bangue. O quadrinho final me arrancou uma gargalhada bem gostosa.



Outra hora eu volto: ainda quero compartilhar as revistas do Chico Bento, Cascão e Magali. Até mais, pessoal!



Abraços a todos.

Fabiano Caldeira.

Comentários

em alta na semana

Confira capa e contra-capa da TMJ #55

Gibiteca nº49: Mônica n° 156 Editora Globo - Propagandas na Edição (OUT/99)

Veja entrevista com Monica Sousa, filha de Mauricio de Sousa

Prêmio do Concurso Cultural "Se liga na Turma da Mônica" - Parakids Brasil

TM ganha bancas de jornais personalizadas