Pular para o conteúdo principal

MSP 'ressuscita' HQ de Rosana Munhoz

Conhecida por muitos como uma das melhoras roteiristas que passaram pela MSP, Rosana Munhoz, falecida em janeiro de 1996, vítima de um acidente de carro, ainda deixa resquícios nos estúdios.
Homenagem a Rosana Munhoz em CHB #243, Globo

Neste mês, especialmente em CC #5 (Panini, set/15), a MSP publicou uma das HQs de Rosana que ainda estava em arquivo. 

Provavelmente, na época, "Cascão Ramsés" foi proibida por ter mais de 30 páginas, num tempo em que as revistas do Cascão tinham 36 páginas. Então, a HQ ficou no arquivo, onde só saiu de lá quase 20 anos depois.

Vale ressaltar que apenas o roteiro é de Rosana, os desenhos e arte-final são atuais.

Comentários

  1. Eu notei isso quando folheei o gibi. Deve ser isso mesmo, já q os gibis do Cascão eram quinzenais e não dava pra colocar. Pena q os desenhos, embora feitos a mão, ficaram a desejar, não é a mesma coisa dos anos 90. Os olhos dos personagens desproporcionais, por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui ainda não chegou, nem vi ainda. Mas sei por amigos.

      Assim que conferir posto algo aqui.

      Excluir
  2. Morreu tão precocemente. Um gênio. Grande Rosana.

    ResponderExcluir
  3. O curioso é que a estrutura do Cascão Ramsés já previa a divisão da história em mais de uma edição, a dividindo em partes. Provavelmente já era motivada por essa limitação de páginas das edições antigas quinzenais -mas mesmo assim era raríssimo uma história ter continuidade em mais de uma edição.

    Mesmo desenhada recentemente, respeitaram a divisão em partes mas publicaram as duas juntas, como ainda acontece até hoje com algumas das histórias longas do Emerson (provavelmente feitas também nessa época das quinzenais e só desenhadas/arte-finalizadas recentemente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda nem conferi... mas a HQ foi proibida de uma vez, uma pena kkkkk.

      Nao sabia dessa do Emerson. Bom saber!

      Excluir
  4. Acho que realmente a MSP quer melhorar a qualidade das HQs, tendo em vista a quantidade de críticas que vem sofrendo ultimamente devido ao politicamente correto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E estão melhorando, quem acompanha mensalmente sabe q a qualidade está anos-luz melhor q as últimas antes da 100.

      Excluir
  5. Acredito q esse foi um ótimo momento pra publicar ela, principalmente pelo sucesso de "Os dez mandamentos" da Record.

    ResponderExcluir
  6. Isso acontece direto. Tem o caso clássico do O Mônico (e do Coisa/Casa de Louco) que foram escritas nos anos 90 e de cara viraram animação, livros e tudo o mais... Mas só foram publicadas pela primeira vez no seu formato original mais de dez anos depois, quando os gibis da Turma já estavam na Panini.

    E o Emerson já falou no Facebook dele uma vez que várias histórias que ele já escreveu ainda não foram publicadas, mesmo aprovadas. Ficam arquivadas, às vezes por vários anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, q interessante. Agora q tem os créditos vai ser mais fácil pra descobrir.

      Excluir

Postar um comentário

O Quadrinhada não se responsabiliza pelos comentários aqui publicados. Qualquer informação expressa é de total responsabilidade do autor. Comentários com palavrões serão excluídos.

em alta na semana

As 100 edições do Chico Bento na Panini

Super Checklist #1: as novas edições número 1

Gibiteca nº2- [Série Anos 90- Parte 2] Almanaque da Mônica nº 80

As 100 edições da Magali na Panini

Checklist Turma da Mônica - Março/2018