Pular para o conteúdo principal

Almanaques- até eles- entram na onda do politicamente correto

MATHEUS FERNANDES/Quadrinhada

Os leitores da Turma da Mônica já estão perdendo o gosto pelos gibis. É tanta história ruim, mal desenhada e com roteiros enjoativos, que até os mais otimistas perdem a vontade de ler as HQ's. Mas, há uma publicação que salva: os almanaques.
Neles, temos histórias antigas, consideradas melhores que as atuais. É o caso da Almanaque da Monica 39, de maio de 2013. com 12 histórias, todas publicadas nos anos 80 e 90, o almanaque é bom, mas uma coisa me surpreendeu: a ousadia da MSP em redesenhar algumas cenas do almanaque para tornar a história 'certinha'. Veja a lista de histórias:


1. Péssimo negócio (ao lado)
2. A mocinha
3. Pais e filhos
4. Aquele abraço
5. Parque de assombrações
6. Na frente da TV
7. Dinheiro na mão é vendaval
8. Vidrado no vídeo
9. Organização
10. Bidu caçador
11. O intocável
12. O irmãozinho


Essa história do Bidu retrata muito bem a sociedade atual, onde tudo é correto. Eu havia lido essa história em um outro almanaque da minha coleção, só que de 2004. Comparando as duas HQ's, justamente para filtrar as diferenças, descobri cenas redesenhadas. Nos quadrinhos, a arma do caçador sumiu; algumas palavras foram trocadas. Cara-de-pau da MSP. Confira:
2013


2004

2013
2004

2013
2004


Complicado....

Comentários

  1. são essas coisas que fazem com que a gente sinta uma certa amargura no ar.

    o pessoal novo não entende o que é isso, pois alguns nem tinham nascido na época dos originais, mas a gente que já tem uns 20 anos ou mais, percebe essas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de 1999, mas só de ver as críticas dos outros, já entendo.

      Excluir
  2. Tá dose acompanhar algum título Turma da Mônica...

    ResponderExcluir
  3. Primeira vez que vejo uma comparação assim, na TM. Ficou bem nítida a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me surpreendi quando vi aquilo, é muita ousadia.

      Excluir
  4. A turma da Mônica ATUAL está uma BOSTA....não vale mais todo o $$$$ nosso sacrificio!! xD

    ResponderExcluir
  5. Putz! ... E aí, Matheus? Blz???

    Não vou tão ao extremo!! Está aquém do que procuro, mas ainda há coisas boas. Não menosprezo a arte, nem os desenhistas e nem ninguém envolvido nesse trabalho da MSP. Apenas desejo que as HQs melhorem mais a meu contento.

    Abração, cara!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  6. Fabiano, acho a arte atual boa, mas está bem longe da TM de 1990. A regra vale para os roteiros, que também passam longe de serem bons. Mas cada um tem o seu ver, rsrs.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Quadrinhada não se responsabiliza pelos comentários aqui publicados. Qualquer informação expressa é de total responsabilidade do autor. Comentários com palavrões serão excluídos.

EM ALTA NA SEMANA

Gibiteca nº13: Turma da Mônica nº 78, e o Parque?

Olá pessoal. Neste domingo (14), daremos continuidade a nossa gibiteca, que nesta postagem falará sobre a revista: Turma da Mônica nº 78, antigo Parque da Mônica.



Porém antes resolvi falar um pouquinho sobre o antigo Parque da Mônica,que funcionou entre os anos de 1993 a 2010, que ficava localizado em São Paulo, no Shopping Eldorado:

"A atração que envolvia os personagens da Turma da Mônica fez tanto sucesso nos anos 90, que acabaram até lançando uma revista em quadrinhos chamada: Revista Parque da Mônica, no qual trazia sempre uma aventura envolvendo a turminha no parque, ou mostrando as novidades entre os brinquedos, peças teatrais, shows."

Em junho de 2013 chegava nas bancas de todo o país a revista Turma da Mônica nº 78, que trazia as seguintes histórias:

Mágicas Do Contra - no qual o personagem Do Contra resolve entrar no ramo da magica, envolvendo os personagens Mônica, Cebolinha e Cascão.

Não consigo dormir - nesta aventura o Anjinho faz de tudo pra conseguir um local p…

Gibiteca nº 4: "A era quinzenal anos 90 da TM" - Parte 1

LUCIANO SILVA DA CRUZ


Olá pessoal. Neste domingo(12) iremos falar sobre os seguintes gibis:


Chico Bento nº 83 - Editora Globo / (Mar-90);



As 100 edições da Mônica na Panini

Desde janeiro de 2007, os gibis da Turma vem sendo publicados pela editora italiana Panini. O contrato vai até 2020, por enquanto. É uma parceria boa, porque se olharmos em qualidade de impressão, a Panini é a melhor das editoras que já publicaram as revistas da TM.  Nesta série do Quadrinhada, abordaremos as 100 edições de cada um dos personagens.

Mônica - A PRIMEIRA EDIÇÃO


Como foi a primeira edição: a revista da Monica de número 1 na Panini foi publicada em janeiro de 2007, com 84 páginas e por R$3,90. Todas as revistas de nº1 tinham o selo "Edição de lançamento", além de um frontispício sobre a mudança de editora. A capa da revista tem Monica e Cebolinha brincando, além do Bidu observando.

A revista traz as seguintes histórias: Lei de Murphy (18 páginas) Na praia (3 páginas) Monicão e o ciumão (9 páginas)Coleções (6 páginas)Tirando fotos (3 páginas)História sem título da Monica (2 páginas)Tudo?! Ou nada?! (4 páginas)Cuidado (3 páginas)História de uma página do PenadinhoAlé…