Pular para o conteúdo principal

Graphic MSP ainda não anunciada será lançada em 2015

No quarto e último dia da 20ª Fest Comix, o debate Graphic MSP contou com as participações de Sidney Gusman, responsável pelo planejamento editorial da Mauricio de Sousa Produções, e dos autores Danilo Beyruth, Vitor Cafaggi e Gustavo Duarte.
Eles falaram sobre como o projeto nasceu e amadureceu após o sucesso da antologia MSP 50 – Mauricio de Sousa por 50 Artistas (2009) e suas continuações, e como cada quadrinhista foi convidado para produzir suas respectivas graphic novels.
Depois dos quatro primeiros títulos – Astronauta – Magnetar (2012), Turma da Mônica – Laços(2013), Chico Bento – Pavor Espaciar (2013) e Piteco – Ingá (2013) – seis novos álbuns foram anunciados ano passado, durante o FIQ. Dessas, duas são continuações: Astronauta 2 e Turma da Mônica 2.
Neste ano, serão lançadas as edições do Bidu, na Bienal do Livro de São Paulo; e Astronauta 2, na Comic Con Experience. Isso fazia supor que as quatro restantes (Turma da Mônica 2,Turma da MataPapa-Capim e Penadinho) sairão em 2015, correto?
Errado.
Sidney Gusman contou que, no próximo ano, será publicada uma Graphic MSP ainda não anunciada e ela será primeira de 2015. A revelação acontecerá apenas na Gibicon, evento a ser realizado em Curitiba no mês de setembro.
Graphic MSP do BiduGraphic MSP Astronauta 2
O objetivo é publicar quatro graphics por ano, com periodicidade trimestral, e todos os personagens da MSP estão em pauta para ganhar um álbum. A única exceção, no momento, é o Horácio. “O Mauricio pediu para não usarmos o Horácio por enquanto, pela relação afetiva que tem com o personagem”, revelou. “O mais importante é achar um autor que saiba trabalhar com o personagem que queremos.”
Sobre a repercussão do projeto, Sidney comemora os resultados. “Todas as quatro venderam muito bem, algumas foram reimpressas e outras também serão. Magnetar já foi publicado na Itália, Alemanha, França e Espanha, pela Panini. Estou tentando arrumar uma maneira de confirmar isso, mas é quase certeza que Laços é a graphic novel nacional mais vendida em todos os tempos. E continua vendendo”.
O editor falou ainda sobre a liberdade criativa de cada autor, e afirmou que, assim como as revistas infantis, as Graphic MSP não seguirão uma cronologia oficial. “Se amanhã outro autor quiser fazer o Astronauta, será o Astronauta dele, com uma pegada diferente da apresentada pelo Danilo. Não vai precisar continuar o que foi feito antes. Não seguiremos cronologia”, explicou.
E com o lançamento de Astronauta 2 e Turma da Mônica 2, isso significa que cada autor fará uma trilogia? “Adoraria que cada autor pudesse fazer três álbuns cada um. Dependendo do sucesso, nada impede de sair uma terceira edição, e o número três é interessante nos quadrinhos, né? Eu gosto, dá sorte”, brincou Gusman.
Existem negociações para os outros álbuns também saírem no exterior. E a linha pode render ainda outros produtos relacionados. Existem especulações de animações em longa-metragem ou até um filme live-action, apesar de o estúdio não comentar a possibilidade.
Novidades nesse sentido podem surgir em breve.
Da esquerda para a direita: Danilo Beyruth, Sidney Gusman, Vitor Cafaggi e Gustavo Duarte

Comentários

em alta na semana

Confira capa e contra-capa da TMJ #55

Gibiteca nº49: Mônica n° 156 Editora Globo - Propagandas na Edição (OUT/99)

Veja entrevista com Monica Sousa, filha de Mauricio de Sousa

As 100 edições da Mônica na Panini

Prêmio do Concurso Cultural "Se liga na Turma da Mônica" - Parakids Brasil