Pular para o conteúdo principal

Veja onde comemorar no Dia Nacional dos Quadrinhos

Hoje, 30 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional dos Quadrinhos. As histórias em quadrinhos começaram a aparecer no Brasil no século 19, em forma de charges e caricaturas. No dia 30 de janeiro de 1869, Angelo Agostini publicou a a primeira HQ made in Brazil. As aventuras de Nhô-Quim. E, a partir de 1984, foi criada essa data.

Turma da MônicaOs quadrinhos atraem pessoas de todas as faixas etárias. Uma pesquisa realizada no ano passado mostra que a história em quadrinhos é a preferida dos alunos paulistas que cursam o 9ºano/8ªsérie.

No Brasil, o carro-chefe é a Turma da Monica, criada em 1959, por Mauricio de Sousa. Só essa turma arrecada 86% do mercado nacional em quadrinhos. Internacionalmente, os números também impressionam: 40 países, em 14 idiomas, vendem seus produtos e gibis licenciados da TM.

Outro cartunista que ajudou a difundir as HQs pelo Brasil foi Ziraldo. Em 1960, lançou a primeira revista em quadrinhos por um só autor - A turma do Perere. Mas quem ganhou destaque mesmo foi Menino Maluquinho, que posteriormente, viraria filme e seriado.

O dia do Quadrinho Nacional terá várias comemorações pelo Brasil. Curitiba, Campinas, São Carlos terão eventos dedicados a data. Veja abaixo a lista feita pelo Quadrinhada:

Curitiba
A Gibiteca de Curitiba vai receber para um bate papo quadrinistas e editores para pontuar, debater e revelar quais são os planos e o futuro para os quadrinhos para o ano de 2015!
Ingresso: gratuito
Data(s): 30/01/2015
Horário(s): 19h às 21h
Público Dirigido: não
Espaço Cultural: Gibiteca de Curitiba

Campinas
1ª Semana do Quadrinho Nacional em Campinas
A 1º Semana do Quadrinho Nacional em Campinas terá exposições, palestras, lançamentos de HQs, feira de autores independentes, entre outras atividades, de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, em cinco bibliotecas públicas municipais e na Pandora Escola de Arte. A entrada é gratuita. 

Locais:Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”- Avenida Benjamin Constant, 1.633, Centro – Campinas. (19) 2116-0423Biblioteca Pública Distrital de Sousas “Guilherme de Almeida” - Rua Cabo Oscar Rossim, 63 – Sousas – Campinas. (19) 3258-4515Biblioteca Pública Infantil “Monteiro Lobato” - Rua Albano de Almeida Lima, Praça Samuel Wainer, Bosque dos Italianos. (19) 3234-2613Biblioteca Pública Municipal “Joaquim de Castro Tibiriça”- Rua Quintino Bocaiúva, s/n , Praça da Ópera Salvador Rosa Bonfim – Campinas. (19) 3242-9211Biblioteca do Espaço Cultural Cora Coralina - Av. Cardeal Dom Agnelo Rossi, s/n, Vila Padre Anchieta – Campinas. (19) 3282-0024Pandora Escola de Arte - Rua Joaquim Novaes, 146, Cambuí – Campinas. (19) 3234-4443
Entrada: gratuito
Atividades de 30/01 a 07/02

São Carlos
O Centro Cultural da USP São Carlos (SP) sediará a abertura da mostra "Expovisual Dia do Quadrinho Nacional" nesta sexta-feira (30). A mostra conta com 42 painéis em formato A3 com diversas obras como quadrinhos, tiras de humor, ilustrações e textos. Também será realizado o lançamento oficial do catálogo Graficômico Ilustrado, Edição Especial, com distribuição gratuita para o público visitante.

O evento é gratuito e contará com a apresentação musical do Duo Bem Casado, com Mabel Zattera na flauta e Rafael Meira no violão. Formados no Conservatório de Tatuí, o duo apresentará músicas clássicas do cancioneiro da Música Popular Brasileira.
O Graficômetro conta com apresentação de Daniel Lopes, texto sobre o Dia do Quadrinho Nacional de André Rocha e artes de um invejável time de artistas. Esse time é composto por Alan Meneghelli, André Sposito, Mattias, Daniel Batista, Fernando Ramalho, William Medeiros, Murilo Alves Perin, Ernani Cousandier, Victor Vilela, Guto Dias, Christie Queiroz, Iéio, Dud, Vinícius Souza, Luciano Salles, Julio Shimamoto, Daniel Messias, Cristiano Arthur, Antonio Eder, Johnny Mao, Lucas Lima, Diego de Carvalho, Flavio Soares, Pedro Fajardo, Marco Oliveira, Luan Santos, Bruno Yokote, Orlandeli e Jonas Nasci.
A mostra poderá ser visitada até o dia 27 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O acesso ao Centro Cultural pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465.
Imagem faz parte da exposição no Centro Cultural da USP (Foto: Iéio Cartum/ Arquivo Pessoal)


Comentários

  1. Bacana a sua matéria sobre o Dia do Quadrinho. Informou, explicou e ainda deu um esquema de eventos em comemoração. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Fabiano.

      Ler isso de vc é uma gratidão imensa!

      Excluir

Postar um comentário

O Quadrinhada não se responsabiliza pelos comentários aqui publicados. Qualquer informação expressa é de total responsabilidade do autor. Comentários com palavrões serão excluídos.

EM ALTA NA SEMANA

Gibiteca nº13: Turma da Mônica nº 78, e o Parque?

Olá pessoal. Neste domingo (14), daremos continuidade a nossa gibiteca, que nesta postagem falará sobre a revista: Turma da Mônica nº 78, antigo Parque da Mônica.



Porém antes resolvi falar um pouquinho sobre o antigo Parque da Mônica,que funcionou entre os anos de 1993 a 2010, que ficava localizado em São Paulo, no Shopping Eldorado:

"A atração que envolvia os personagens da Turma da Mônica fez tanto sucesso nos anos 90, que acabaram até lançando uma revista em quadrinhos chamada: Revista Parque da Mônica, no qual trazia sempre uma aventura envolvendo a turminha no parque, ou mostrando as novidades entre os brinquedos, peças teatrais, shows."

Em junho de 2013 chegava nas bancas de todo o país a revista Turma da Mônica nº 78, que trazia as seguintes histórias:

Mágicas Do Contra - no qual o personagem Do Contra resolve entrar no ramo da magica, envolvendo os personagens Mônica, Cebolinha e Cascão.

Não consigo dormir - nesta aventura o Anjinho faz de tudo pra conseguir um local p…

Gibiteca nº 4: "A era quinzenal anos 90 da TM" - Parte 1

LUCIANO SILVA DA CRUZ


Olá pessoal. Neste domingo(12) iremos falar sobre os seguintes gibis:


Chico Bento nº 83 - Editora Globo / (Mar-90);



Os 10 anos do Doutor Spam (e Professor Spada)

Há exatos 10 anos, circulava, pelas bancas do Brasil, a revista Mônica #233, ainda na Editora Globo. Nela, ocorreu a estreia do Professor Spada, um professor de informática que tinha um alter-ego: quando ficava muito nervoso, ele se transformava no Doutor Spam, um vilão que sonha em dominar o mundo por meio da informática.

Em sua HQ de estreia (A incrível história do Professor Spada e do Doutor Spam,que já foi republicada em Almanaque da Mônica #29, Panini), o professor é chamado para instalar um computador no quarto de Mônica. Por engano, ela joga o coelhinho no Cebolinha, que acaba acertando o Professor, fazendo com que ele levasse um choque e se transformasse no Doutor Spam, prendendo a turma em sistemas de computador. Só são salvos graças à Bloguinho, que, por meio de um programa anti-spam, faz o vilão voltar a ser o pacato professor de informática.

Professor Spada e seu alter-ego continuam aparecendo nas HQs atuais da TM. Sua última aparição foi em Turma da Mônica #4, publicada …