Pular para o conteúdo principal

Cascão: Águas passadas não lavam porquinhos

Quem diria...

Quando voltei a comprar novamente as publicações da MSP, levei um susto quando vi o Chovinista (porquinho de estimação do Cascão) cuidando da limpeza de casa, com espanador e querendo ver tudo limpo à sua volta. 

Pensei comigo: "O que aconteceu?" Também conclui que meus vários anos afastado das revistas em quadrinhos agora estavam me dando um exemplo do que havia perdido. Sim, porque um porquinho tão sujinho como seu dono não iria mudar sua personalidade, assim, de uma hora para outra. 

"Deve haver uma explicação.", pensei. Até achei que veria ali, naquela HQ, algo sobre. Mas, não. Sinal de que tal mudança já tinha ocorrido há bastante tempo. 

O tempo passou e normalmente é assim: quando menos esperamos, a resposta aparece. E aconteceu.

Passando um tempo na Internet, dei de cara com a história "ÁGUAS PASSADAS NÃO LAVAM PORQUINHOS". Ela está disponível publicamente no site oficial da turma da Mônica -
http://www.monica.com.br/comics/lavam/pag1.htm

Um certo dia, Cebolinha veio com mais um de seus planos infalíveis. Só que, dessa vez, Mônica o ajudaria. Tratava-se de algo direcionado ao Cascão, seu mau cheiro e sua sujeira. Cebolinha percebeu que, para obter sucesso com seu planejamento, era preciso afastar o porquinho Chovinista, pois ele representava literalmente um alarme para Cascão se precaver contra toda forma de água e limpeza. 

Aproveitando-se de um momento de distração do amigo, Mônica e Cebola tiraram o animalzinho de cena e o substituiu por outro, idêntico, porém, completamente alheio ao histórico existencial do Cascão. Chovinista, vendo-se preso e já percebendo que seu dono corria perigo, ficou desesperado. Ele tanto fez que conseguiu  se libertar e saiu correndo, temendo o pior. Mônica e Cebolinha perseguiram-no em vão, pois não demorou para que ele encontrasse Cascão e aquele outro porquinho que estava na paz, bem tranquilo, paquerando algumas espigas de milho. Chovinista conseguiu impedir que Cascão pisasse em um dispositivo escondido no gramado. Ruim, porém, foi o susto que Cascão levou ao deparar-se tão subitamente com ele e não reconhecê-lo, empurrado-o longe, atirando-o bem em cima do dispositivo que fatalmente acionou um turbilhão de água, deixando o bichinho até meio bobo de tanto banho em tão pouco tempo.

Descoberta toda a farsa, Cascão dá uma bronca em Mônica e Cebolinha. Sentindo-se culpado pelo ocorrido com o porquinho, logo vai em sua direção no intuito de ampará-lo. No entanto, para minha surpresa, Chovinista repudia aquele gesto e simplesmente vai embora. Os quadrinhos finais mostram que tal experiência traumatizante definitivamente mexeu com os sentidos dele, ou seja, Chovinista continua farejando água, mas passou a gostar muito da limpeza.


Vejam a história na íntegra no site oficial da turma da Mônica


Penso comigo que foi esse o marco para tal mudança no bichinho. Nas próprias páginas consta a data da obra, que é de 1990 - ano em que eu estava me desapegando dos gibis, entrando naquela fase de negação, o início do tempo em que pensei em desfazer-me de todas as minhas revistas porque precisava estar focado em outros interesses. Afinal, segundo  o que eu mesmo pensava, quadrinhos eram só para criancinhas inocentes e desocupadas. O tempo passou, muita água neste rio rolou, e hoje percebo que está certo quem ainda pensa que esse é um produto sem muita importância à vida de uma pessoa. Entretanto, também aprendi que não há mal algum em manter esse hábito... em fazer - da prática de ler um bom gibi, uma boa história em quadrinhos - um lazer constante e (porque não?) sólido aos meus momentos de descontração e alegria. Em tempos de tanta opção duvidosa (e até enganosa) que promete divertimento a jovens e adultos, ler um bom gibi ao lado de alguém da família - ou até mesmo quando estamos sozinhos - é a melhor forma de entretenimento e passatempo seguramente saudável que podemos ter.


Cascão 106 (Fevereiro/1991), 
onde foi publicada a HQ pela primeira vez.
Informação no site do Paulo Back - 


Esta postagem está marcando minha estreia aqui no site do Matheus.
Espero que seja o início de uma boa amizade com vocês.
Abraços e beijos a quem também os preferir. rsrsrsrs...

Tenham todos uma ótima semana!
Que Deus esteja, sempre, com todos nós!

Fabiano Caldeira.


Comentários

  1. Oi Fabiano, muito legal a sua matéria sobre o chovinista e sobre este gibi do cascão.
    Consegui esta revista de 1991 em um sebo de Porto Alegre - RS, que fica dentro do mercado público !!!!!
    Vlw !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ops, já ia esquecendo "SEJA BEM VINDO AO BLOG" !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Saudades de POA que é "trilegal" de se viver.

    Cuide com carinho dessa edição!

    Obrigado, linda!


    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana essa postagem. Já havia a lido antes. E encontrou um bom lugar aqui. Abç!

    ResponderExcluir
  5. Sim, kleiton. O Matheus pediu e achei melhor começar com algo realmente muito bom. Você me conhece lá do meu blog, sabe que eu costumo primar pelo melhor que posso.

    Espero que ele goste também, afinal, ele é o dono da casa. rsrs...

    Abraços. Bom te ver aqui, cara!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  6. Luciano,

    Minha vista se embaralhou por um momento e li "Luciana". Desculpe mesmo, às vezes acontece isso comigo.

    De qualquer forma, valeu as boas vindas, meu carO !!! Mas, bah... tô sem graça agora....

    Desculpa...

    Fabiano Caldeira.


    ResponderExcluir
  7. Linda ???????
    asuhsausahashuahuasuhashuhaushuas
    Não foi nada !!!!!!!!!!
    huasuhashuashuashashahsashhuasuhas

    ResponderExcluir
  8. Luciano, tudo tranquilo, então.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  9. Fabiano, que fique claro que suas postagens foram ótimas, inclusive todas as suas postagens estão entre as mais vistas... Cara, eu te agradeço, seja bem-vindo ao Blog, já que eu estou colocando a oportunidade de você se tornar colunista.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Matheus! Fico contente que tenha gostado.

    Eu gostaria sim de ser um colunista do tipo uma vez na semana ou duas. A gente pode acertar detalhes em particular, caso interesse a você.

    Que bom que consegui ter essa aceitação. Eu apenas gosto de compartilhar o que tenho aqui e o que eu acho.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  11. Legal Fabiano, então me passa seu e-mail para mantermos contato sobre isso! Minha Previsão de estreia dos colunistas: fim de Fevereiro ou Março!

    ResponderExcluir
  12. O e-mail que mais acesso é:

    otoquedeluz3000@yahoo.com.br

    Mas também tenho o do Gmail:

    caldeirafabiano33@gmail.com

    Também poe ser por mensagem privada no Facebook.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Quadrinhada não se responsabiliza pelos comentários aqui publicados. Qualquer informação expressa é de total responsabilidade do autor. Comentários com palavrões serão excluídos.

em alta na semana

As 100 edições do Chico Bento na Panini

Super Checklist #1: as novas edições número 1

Gibiteca nº2- [Série Anos 90- Parte 2] Almanaque da Mônica nº 80

As 100 edições da Magali na Panini

Capa TMJ #100